terça-feira, 22 de abril de 2008

Indicação de Espetáculo em Belém do Pará


Axés, tambores, fitas, danças, alegria, canto, rezas e estórias.
Com esse cenário estréia o espetáculo teatral O Império de São Benedito, concebido por Karine Jansem, no espaço Cuíra em Belém.
O espetáculo, que conta a trajetória da Festa da Marujada de São Benedito, em Quatipuru, cidade localizada à 270 Km de Belém, cuja origem remonta à 1838, quando um grupo de vinte e um escravizados pede permissão para realizar uma festa ritual para o Vodun Toiá Verequete, que compoem o panteão religioso do povo Mina-jeje – mais tarde sincretizado a São Benedito, por questões políticas e religiosas – dando início a Festa da Marujada de São Benedito. Cuja ritualística fornece o material dramaturgico com que a artista Karine Jansem e elenco mergulham para criar o seu Império.
A escrita cênica de O Império de São Benedito faz parte da pesquisa desenvolvida por Karine no programa de pós doutorado em artes cênicas da UFBA. Fruto de sua convivência na cidade de Quatipuru, onde nas palavras de Karine “ No imaginário dos habitantes de Quatipuru, São Benedito participa da vida das pessoas como um integrante da família. A relação de proximidade com o divino revela a poética de uma festa que une diferenças e atravessa o tempo, reunindo toda a população de uma cidade em torno do louvor ao santo.
Todos os anos, dia 26 de dezembro, após a saída das marujas na rua, com canto e dança, a cidade organiza um grande almoço para o santo, onde todos sentam à mesa e comemoram juntos.”O espetáculo recria a festa, suas formas de expressar a fé e as relações entre as pessoasa partir da narrativa dos habitantes da cidade, de fatos históricos, dos relatos dos milagres do santo e de toda a rica teia de significados presentes nos objetos, roupas e cores da festa da Marujada.


O Império de São Benedito está em Cartaz no Espaço Cuíra, Rua Riachuelo com primeiro de Março as 20:00hrs.


Temporada:19, 20, 26 e 27 de abril02, 03, 04 de maioFicha TécnicaElenco: Ester Sá, Margareth Gondim e Michel Amorim Direção: Karine JansenAssistência de direção: Jhonny RusselCenário: karine jansenIluminação: Milton AiresExecução da iluminação: Mauricio franco e Milton AiresSonoplastia: André MardockFigurino: Mauricio FrancoCostureira: Núbia Goiano e Lucila VasconcelosFoto-divulgação: Wlad Lima e André MardockDesigner Gráfico: André MardockCenotécnico: Thiago Figueiredo e Ronaldo Magalhães Bilheteria: Patricia Gomes e Musa Russel

Nenhum comentário: